Direito

Em defesa da prerrogativa dos advogados

Caravana do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil visita Zona Sul

Gabriel Huth -

Atualizada às 19h08min.

O livre exercício da advocacia e a defesa das prerrogativas dos profissionais embasam o trabalho da Caravana do Conselho Federal da OAB, que passou nesta segunda-feira (6) por Pelotas, Rio Grande e Chuí. Os casos são pontuais e emblemáticos, de dificuldade no acesso a juízes e liberação de alvarás dos honorários, declarou a presidente da OAB local, Paula Grill Pereira. "Até na cassação da palavra", acrescentou o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS, conselheiro seccional Eduardo Zaffari.

A Caravana Nacional das Prerrogativas da OAB visitou o Judiciário e o Ministério do Trabalho. O projeto é da Seccional do Rio Grande do Sul e foi implementado em todo o país com o objetivo de buscar a aproximação e o diálogo entre advogados e juízes. Em rápida visita ao gabinete da diretora do Foro e juíza do Trabalho, Ana Ilca Saalfeld, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, Jarbas Vasconcelos do Carmo, destacou a importância da aproximação, do diálogo e da ponderação entre juízes e advogados, e solicitou que transmitisse aos demais colegas magistrados.

Ressaltou ainda que deve haver união e respeito no tratamento, fundamental para o trabalho. Ana Ilca disse que levaria a mensagem aos demais juízes e que a direção está aberta ao diálogo, como sempre esteve. A Caravana existe desde 2011 para o enfrentamento de problemas de violação das prerrogativas. "Estamos sempre vigilantes, atentos, para que o colega tenha respeitada a prerrogativa", acentuou Zaffari.

Segundo Paula Grill Pereira, o presidente da CDAP é um gaúcho extremamente atuante e a Caravana tem por finalidade mostrar a união da classe e sua luta na defesa das prerrogativas. Participaram das atividades desta segunda em Pelotas os membros da Comissão, da Subseção e da Comissão Nacional das Prerrogativas do Conselho Federal. A iniciativa é de extrema importância para os advogados, que foram ouvidos pelo grupo que vai percorrer 18 seccionais justamente para colher experiências e vivências, salientou o secretário geral da OAB/RS, Rafael Conterje.

O que são as prerrogativas
- Elas estão previstas na lei 8.906/94, em seus artigos 6º e 7º. A lei garante ao profissional o direito de exercer a defesa plena de seus clientes, com independência e autonomia, sem temor do magistrado, do representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade que possa tentar constrangê-lo ou diminuir o seu papel enquanto defensor das liberdades. Essas regras garantem, por exemplo, que um advogado tenha o direito de consultar um processo até mesmo sem uma procuração, ou nos casos de ações penais e inquéritos protegidos por sigilo judicial.

Algumas das prerrogativas
- Exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional.
- Estar frente a frente com o seu cliente, até mesmo quando se tratar de preso incomunicável.
- Ter acesso livre às salas de sessões dos tribunais, inclusive ao espaço reservado aos magistrados.
- Ingressar livremente em qualquer edifício ou recinto em que funcione repartição pública ou outro serviço público em que o advogado deva praticar ato, obter prova ou informação de que necessite para o exercício de sua profissão.
- Sustentar oralmente as razões de qualquer recurso ou processo, nas sessões de julgamento, após o voto do relator, em instância judicial ou administrativa, pelo prazo de 15 minutos, salvo se prazo maior for concedido.
- Reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, contra a inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento.
- Ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais.
- Retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de dez dias.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programa já castrou 14 mil animais Anterior

Programa já castrou 14 mil animais

Período de matrículas na rede estadual de ensino tem início nesta segunda Próximo

Período de matrículas na rede estadual de ensino tem início nesta segunda

Deixe seu comentário